História

Em 2009, estabeleceu-se a iniciativa de criação do projeto Pisac. Uma parceria foi formada entre a Universidade de Brasília (UnB) por meio do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis FAU/CDS/FGA) que vinha realizando pesquisas de modelos de inovação para a Cadeia Produtiva da Indústria da Construção (CPIC); a Building Research Establishment (BRE), instituição inglesa, a qual tinha a estratégia de inserir-se no Brasil por meio de parceria com universidades locais e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que estava implantando o Programa de Inovação Tecnológica (PIT), o qual objetivava o desenvolvimento do setor.

Após dois anos de concepção, em 2011, no Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), foi assinada uma Carta de Intenções para implantação do Pisac com a participação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); CBIC; BRE; UnB, por meio Lacis FAU/CDS/FGA, e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Em 2012, na Rio+20, foi feito um acordo entre o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o ministro de Tecnologia do Reino Unido, objetivando a construção de uma plataforma para inovação fortalecendo a cooperação entre os dois países em projetos e ações inovadoras, o qual incluiu o Pisac.

Em 2013, o MCTI aprovou R$8.000.000,00 para o Pisac por meio do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT). O projeto é objeto de convênio entre a FINEP e a UnB que em 2014 o assinaram para realização do plano de Trabalho aprovado. Ainda em 2014, a Finatec iniciou a entrega dos trabalhos estabelecidos no convênio firmado sob a liderança de uma equipe técnica formada por professores da UnB.

Em 2015 foi feita a articulação para as redes que atualmente são responsáveis pelos primeiros protótipos que serão instalados no PISAC em sua Praça de Protótipos, e em 2016 deu-se início a concepção e desenvolvimento de seis protótipos, além do Edifício Sede do PISAC, que também é considerado um protótipo.

Edifício Sede do PISAC

Edifício de Uso Misto

Casa do Futuro

Eficiência Hídrica em Unidade de Saúde

Habitação de Baixo Impacto Ambiental

Habitação de Interesse Social

Unidade Escolar

Murundu