História

Em 2009, estabeleceu-se a iniciativa de criação do projeto Pisac. Uma parceria foi formada entre a Universidade de Brasília (UnB) por meio do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis FAU/CDS/FGA) que vinha realizando pesquisas de modelos de inovação para a Cadeia Produtiva da Indústria da Construção (CPIC); a Building Research Establishment (BRE), instituição inglesa, a qual tinha a estratégia de inserir-se no Brasil por meio de parceria com universidades locais e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) que estava implantando o Programa de Inovação Tecnológica (PIT), o qual objetivava o desenvolvimento do setor.

Após dois anos de concepção, em 2011, no Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), foi assinada uma Carta de Intenções para implantação do Pisac com a participação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); CBIC; BRE; UnB, por meio Lacis FAU/CDS/FGA, e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia.

Em 2012, na Rio+20, foi feito um acordo entre o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o ministro de Tecnologia do Reino Unido, objetivando a construção de uma plataforma para inovação fortalecendo a cooperação entre os dois países em projetos e ações inovadoras, o qual incluiu o Pisac.

Em 2013, o MCTI aprovou R$8.000.000,00 para o Pisac por meio do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT). O projeto é objeto de convênio entre a FINEP e a UnB que em 2014 o assinaram para realização do plano de Trabalho aprovado. Ainda em 2014, a Finatec iniciou a entrega dos trabalhos estabelecidos no convênio firmado sob a liderança de uma equipe técnica formada por professores da UnB.

Em 2015 foi feita a articulação para as redes que atualmente são responsáveis pelos primeiros protótipos que serão instalados no PISAC em sua Praça de Protótipos, e em 2016 deu-se início a concepção e desenvolvimento de seis protótipos, além do Edifício Sede do PISAC, que também é considerado um protótipo.

Edifício Sede do PISAC

Edifício de Uso Misto