Apresentação

O Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído – PISAC é um centro de referência em tecnologias sustentáveis que trabalha em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas no país e internacionalmente, visando à pesquisa e desenvolvimento com foco no ambiente construído. O parque é um ambiente diferenciado dado que é um laboratório vivo, localizado dentro do campus da UnB Gama, na região centro-oeste, contemplando uma área de preservação do cerrado.

O PISAC é um projeto que recebe apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e é resultado de uma parceria entre agentes públicos e privados do Brasil e do Reino Unido envolvendo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC); a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); o Building Research Establishment (BRE/UK); a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (Lacis FAU/CDS/FGA), que  coordena o projeto no âmbito do convênio UnB e FINEP, com o apoio do Centro de Excelência Comunidades Integradas Sustentáveis da BRE/UnB.

O modelo de parque tecnológico do PISAC tem características distintas de um Parque Tecnológico convencional, não possuindo uma incubadora de empresas, laboratórios de testes específicos ou abrigando centros de pesquisas de grandes empresas. O PISAC promove a mudança de paradigmas por meio do desenvolvimento, testes e disseminação de inovações e tecnologias sustentáveis para processos e produtos do ambiente construído. O PISAC busca integrar diferentes atores da sociedade, por meio do desenvolvimento de redes, compartilhamento de responsabilidades e expertises, trabalhando de forma integrada e interconectada.

Este é um projeto inovador em sua concepção e implantação, que vem fortalecendo sistemas de aprendizado das organizações envolvidas e vem testando modelos inovadores no contexto de universidades públicas brasileiras, em que as pesquisas são financiadas por meio de captação de recursos, junto a instituições fomentadoras, e por meio da venda de produtos. Com a premissa de ser um projeto autossustentável, as atividades desenvolvidas são realizadas com a participação de redes de docentes, discentes, profissionais e empresas que atuam no setor da construção. Sua sustentabilidade financeira se estrutura no desenvolvimento de pesquisas e inovações e na comercialização de serviços distribuídos em quatro grandes áreas de negócio: Construção, teste e demonstração de Protótipos, Educação, Eventos e Consultorias – cada uma delas independente financeiramente uma das outras, mas complementares em termos de oportunidades de oferta de serviços correlacionados.

O PISAC está sendo gerido como um projeto de pesquisa no âmbito da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da UnB (FINATEC) e está iniciando as suas atividades de treinamento, capacitação e consultorias, antes mesmo da construção da sua sede. O projeto arquitetônico propõe a construção de quatro blocos principais onde funcionará a sede do PISAC e uma Praça de Protótipos.

Missão

Ser um centro transformador da CPIC, por meio do desenvolvimento, testes e disseminação de inovações tecnológicas.

Visão

Inovação em movimento para transformar o ambiente construído, visando à sustentabilidade e resiliência.

 

Saiba mais sobre a história do PISAC, aqui.

 
[gtour]