O Centro de Energias Renováveis e de Baixo Carbono será uma usina de energia construída no campus da Faculdade UnB Gama que proverá o aquecimento, refrigeração e energia elétrica necessários para o PISAC e edificações no campus. Esse centro requer uma área de 1500 m2.

Combinando geração de energia, prestação de serviços e utilização de biocombustíveis, o centro irá reduzir significativamente as emissões de carbono de seus usuários e, portanto, facilitar o desenvolvimento sustentável do campus.

O desenho arquitetônico dessa construção procurará responder às suas funções e a um contexto urbano particular, enquanto que obedecerá a requisitos técnicos complexos e restrições de uma construção industrial com ênfase em flexibilidade para o uso e capacidade futura. O desenho do

Centro de energia será sustentável e flexível de forma a permitir que tecnologias futuras sejam usadas dentro do centro enquanto são desenvolvidas. O layout do Centro ainda irá considerar estratégias para a mitigação dos impactos visuais e sonoros e de aproveitamento da luz solar.

O Centro de Energias Renováveis e Baixo Carbono será composto por dois principais componentes: uma casa de máquinas do Centro de Energia capaz de fornecer serviços necessários e uma subestação primária para suprir de energia o PISAC. O restante da área será ocupado por espaços para desenvolvimento de pesquisa e para visitantes.

Dessa forma, o tamanho e o volume do Centro são justificados por permitir desempenhar sua função de fornecer a infraestrutura sustentável ao parque e ao campus. Esse elemento do projeto é muito importante porque permite meios de pesquisa inovadores para produzir energia para as comunidades locais como uma alternativa às fontes de energia tradicionais, como as usinas hidrelétricas.